Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens e Adultos e em Educação Popular

CURSOS (encerrados)

Cursos para professores das redes públicas de ensino que atuam na Educação de Jovens e Adultos a serem oferecidos pelo NUPEP/UFPE - Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens e Adultos, financiados pelo MEC/SECADI em 2013/2014:

 

1. Alfabetização de Jovens e Adultos e Inclusão social - (Curso de Aperfeiçoamento com 180 horas - sendo realizado em 24 encontros presenciais de 6 horas. Um polo do curso funcionará em Garanhuns e outro, em Recife. Alguns encontros serão aos sábados e outros às sextas feiras) - Coordenadora Professora Zélia Porto

Ementa: O Curso de aperfeiçoamento em Alfabetização de Jovens e Adultos e Inclusão Social abordará as especificidades dos sujeitos da educação de jovens e adultos em processo de alfabetização, com foco nas temáticas da diversidade,   da   cultura   e   do   mundo   do   trabalho   e   nas estratégias pedagógicas correntes no que trata da alfabetização e letramento de jovens e adultos.

Início: 25 de maio de 2013

Término: 30 de dezembro de 2014..

 

2. . Educação de Jovens e Adultos na Diversidade - à Distância - (Curso de Atualização com 120 horas)  Coordenadora Professora Patrícia Smith. O curso terá 40 horas presenciais distribuídas ao longo do curso, durante a semana.

Início: Agosto de 2013

Término: Dezembro de 2014

Ementa: O Curso Educação de Jovens e Adultos na Diversidade abordará as especificidades dos sujeitos da educação de jovens e adultos; as temáticas da diversidade; a relação da educação de jovens e adultos com o mundo do trabalho; e as estratégias político-didático-pedagógicas para Educação de Jovens e Adultos.

 

3. Mediação de leitura em Educação de Jovens e Adultos - à Distância - Curso de Atualização com 120 horas. Coordenadora Professora Márcia Barbosa

Início: Agosto de 2013

Término: Dezembro de 2014

Ementa:  O Curso de aperfeiçoamento- Mediadores de Leitura para a Educação de Jovens e Adultos realizará a formação de professores da rede pública de educação básica para a prática de mediação de leitura considerando as especificidades dos sujeitos da educação de jovens e adultos e as temáticas da diversidade; a leitura na construção de subjetividades.

Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens e Adultos e em Educação Popular