Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens e Adultos e em Educação Popular

LINHAS DE PESQUISA

1. Arte na Educação de Jovens e Adultos

Objetivo: Desenvolver estudos discutindo arte na educação popular e na educação de jovens e adultos refletindo sobre os fundamentos, princípios norteadores, possibilidades e sensibilidades dos estudantes; as condições necessárias para apreensão e compreensão das linguagens artísticas e seus elementos históricos e culturais.

Pesquisadores:

Beatriz de Barros de Melo e Silva

Maria das Graças Vital de Melo

 

2. Currículo e Cultura

Objetivo:  Estudos dirigidos à compreensão das relações entre a educação nas suas interfaces com a sociedade e a cultura e sua produtividade para a prática e a teorização educacional. Ênfase em aspectos como: o caráter histórico e cultural das2. Currículo e Cultura

Objetivo: Estudos dirigidos à compreensão das relações entre a educação nas suas interfaces com a sociedade e a cultura e sua produtividade para a prática e a teorização educacional. Ênfase em aspectos como: o caráter histórico e cultural das praticas educativas; as relações entre, linguagem, discurso, poder, e suas implicações nos processos de socialização e produção de dispositivos educacionais de controle, governo e subjetivação multidimensionais.

Pesquisadores:

Rosângela Tenório de Carvalho

 

3. Educação de Jovens e Adultos

Objetivo: Desenvolver estudos sobre aspectos teóricos, históricos e curriculares da Educação de Adultos inclusive escolarizada e de dinâmicas e sujeitos da Educação de Jovens e Adultos.

Pesquisadores:

Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho

Márcia Regina Barbosa

Maria Elizabeth Varjal Medicis Pinto

Rosângela Tenório de Carvalho

Zélia Granja Porto

Janayna Silva Cavalcante de Lima

 

4. Infância e Juventude

Objetivo: Desenvolver estudos sobre contextos integrados de desenvolvimento e educação de infâncias e juventudes; formação de professores da educação básica com vistas a identificar processos de regulação social de infâncias e juventudes; políticas, educação e trabalho na infância e juventude.

Pesquisadores:

Zélia Granja Porto

 

5. Educação Popular em Saúde

Objetivo: Esta linha de pesquisa tem por objetivo promover estudos sobre saberes e práticas populares no âmbito do cuidado, gestão, formação, controle social e educação em saúde. São de interesse, nesses estudos, investigações sobre a produção de conhecimentos, sistematização e o compartilhamento das experiências tradicionais populares que fortaleçam e resignifiquem, de maneira especial, conhecimentos técnico-científicos a serem implementados em políticas públicas.

Pesquisadores:

Alexsandro dos Santos Machado

Alice Valença Araújo

Estudante:

Carlos Renato dos Santos

Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação de Jovens e Adultos e em Educação Popular